Avançar para o conteúdo principal

A dívida russa em lixo? Ó então a americana!

Dívida pública da Federação Russa em percentagem do PIB

A Federação Russa deve 235 mil milhões e tem um PIB de pouco mais de dois biliões (escala longa). É mesmo assim! Deve pouco mais de 10% do seu PIB.

Os Estados Unidos têm um PIB de 17,3 biliões. A dívida já vai muito para além dos 18 biliões. Isto é, mais de 100% do PIB. Mas isto é só a dívida federal. Estados como a Califórnia devem 250% do seu PIB e cidades como Los Angeles estão na bancarrota. Um angelino (gentílico de Los Angeles) terá de trabalhar mais de 4 anos para pagar o que outros tomaram em seu nome.

Cada russo tem de quota parte 1.645 dólares. Cada americano deve 55.952 dólares. Cerca de trinta vezes mais.

Mais: a Federação Russa tem 169,2 mil milhões de dólares de títulos do tesouro norte-americano: quase 70% do valor da sua dívida é coberta por essas obrigações dos Estados Unidos. Juntamente com os mais de cem mil milhões de reservas monetárias que tem, pode pagar a dívida hoje mesmo, se houver quem lhe compre a dívida norte-americana que detém (a tal que não é lixo).

E a dívida das regiões russas? É cerca de 58 mil milhões de dólares no seu conjunto. Não é como a americana.

Quem é que afinal é lixo?

Paul Craig Roberts, um dos conselheiros económicos de Ronald Reagan, escreve:

Clearly, it is the US credit rating that should have been downgraded to junk status. But this cannot happen. Any US credit rating agency that told the truth would be closed and prosecuted. It wouldn’t matter what the absurd charges are. The rating agencies would be guilty of being anti-american, terrorist organizations like RT, etc. and so on, and they know it. Never expect any truth from any Wall Street denizen. They lie for a living.

Referências:

Este artigo responde ao artigo Russia downgraded d'O Insurgente.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Partido libertário em Portugal?

Partido Libertário Português Ao que parece, alguém criou um tal Partido Libertário Português. Estava à procura de partidos libertários na Europa quando dei com isto. Parece ser criação recente e, além da tralha no Livro das Fuças , não parece ser dotado ainda de personalidade jurídica. Não escondo que se fosse britânico o UKIP teria o meu voto; mas nunca, sendo francês, votaria na Frente Nacional. A Frente Nacional é estatista e tão neo-totalitária como os comunistas. Nada de bom advirá dela. O UKIP, por seu turno, é liberal e, como eu, defende um estado pequeno. Esta entrada num dos blogues do The Spectator diz tudo: a Frente Nacional é estatista, o UKIP libertário. Termino com um vídeo de Nigel Farage, o eurodeputado estrela do UKIP onde acusa consubstanciadamente da União Europeia de ser o novo comunismo. Com carradas de razão.

Morra aos 70. Não fica cá a fazer nada. Dizem os democrápulas.

Um sistema público e universal de pensões e de saúde mais cedo ou mais tarde terá de dar nisto: na limitação de vida das pessoas.  O que os democrápulas americanos chamam «aconselhamento de fim de vida» é mesmo isso: aconselhar as pessoas que já estão a tornar-se um peso no sistema (e que tendem a ter juízo e a votar conservador) a abdicar da sua vida e a deixarem-se matar. Que ideia exagerada, painéis de morte! Não há nenhum sistema público de saúde ou de pensões que não venha a ser arrebentado por dentro pelo hábito persistente de as pessoas se deixarem viver mais anos na vã esperança de que os seus netos se resolvam a sair da casa dos pais e a constituir família antes do aparecimento das primeiras rugas neles. Como as mulheres portuguesas não querem ter filhos (e não me venham com essa do não podem ou do teriam se...), o sistema de segurança social teria cinco anos a funcionar.  Teria se a guerra não viesse entretanto, como estou convencido de que virá. No fundo isto funci

Vou fazer uma pergunta.

Isto de subir o peso do Estado, de nos fazer pagar mais impostos para manter os privilégios de alguns e os empregos de demasiados funcionários públicos, e de sufocar as empresas com regulações e autorizações e alvarás e licenças é: Neo-liberal? Neo-totalitário? Perfeitamente imbecil? Note-se que pode escolher duas respostas, desde que inclua nestas a terceira.