terça-feira, 27 de janeiro de 2015

A dívida russa em lixo? Ó então a americana!

Dívida pública da Federação Russa em percentagem do PIB

A Federação Russa deve 235 mil milhões e tem um PIB de pouco mais de dois biliões (escala longa). É mesmo assim! Deve pouco mais de 10% do seu PIB.

Os Estados Unidos têm um PIB de 17,3 biliões. A dívida já vai muito para além dos 18 biliões. Isto é, mais de 100% do PIB. Mas isto é só a dívida federal. Estados como a Califórnia devem 250% do seu PIB e cidades como Los Angeles estão na bancarrota. Um angelino (gentílico de Los Angeles) terá de trabalhar mais de 4 anos para pagar o que outros tomaram em seu nome.

Cada russo tem de quota parte 1.645 dólares. Cada americano deve 55.952 dólares. Cerca de trinta vezes mais.

Mais: a Federação Russa tem 169,2 mil milhões de dólares de títulos do tesouro norte-americano: quase 70% do valor da sua dívida é coberta por essas obrigações dos Estados Unidos. Juntamente com os mais de cem mil milhões de reservas monetárias que tem, pode pagar a dívida hoje mesmo, se houver quem lhe compre a dívida norte-americana que detém (a tal que não é lixo).

E a dívida das regiões russas? É cerca de 58 mil milhões de dólares no seu conjunto. Não é como a americana.

Quem é que afinal é lixo?

Paul Craig Roberts, um dos conselheiros económicos de Ronald Reagan, escreve:

Clearly, it is the US credit rating that should have been downgraded to junk status. But this cannot happen. Any US credit rating agency that told the truth would be closed and prosecuted. It wouldn’t matter what the absurd charges are. The rating agencies would be guilty of being anti-american, terrorist organizations like RT, etc. and so on, and they know it. Never expect any truth from any Wall Street denizen. They lie for a living.

Referências:

Este artigo responde ao artigo Russia downgraded d'O Insurgente.