segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

E os vermilhóides no Brasil vão fazendo os seus danos.

Dívida em função do PIB no Brasil. Note-se a tendência estratosférica.

O Brasil está em maus lençóis. Não é só o preço do petróleo que está a fazer vítimas também por lá. É também o despesismo populista da Dilma e dos seus proto-comunistas descarados.

Veja-se onde anda o défice primário. O défice primário é o défice antes de pagamentos da dívida. Quem quer negar a dívida ou sabe que tem um défice primário firmemente no lado positivo ou acaba por ficar sem dinheiro e sem crédito no mercado.

Défice primário no Brasil. Economia a enterrar-se.

Finalmente, onde está o défice real? Bom, lamento pelos bons brasileiros que votaram no Aécio terem de partilhar a sorte dos que levaram o Brasil à bancarrota, que não tarda, por haverem acreditado nas promessas da Dilma.

Saldos no Brasil. O saldo das contas nacionais anda a 9,9% negativos.

O amigo Lula recebeu um Brasil limpo pelo Fernando henrique Cardoso. Mas isso não foi o real motivo da prosperidade (bem real) durante o seu consulado. Foram os preços elevados do petróleo, os quais os portugueses sofreram na década passada, que levaram o Brasil a subir as exportações. Ora, qualquer economia que se vicie a exportar hidrocarburetos acaba por esquecer que o que está em cima pode descer. E que, num país como o Brasil, não há desculpa para não se ser rico. Há razões. Bem vermelhas.

Aviso para Portugal, agora que o Costa se lambe pelo poder.