Avançar para o conteúdo principal

Da boca da NATO, mais uma provocação à Rússia

Sede corrente da NATO, em Bruxelas

A NATO está à procura de uma sede na Europa de Leste, por, como ela propria diz, ter receio da Rússia. Geo-estrategicamente , não faz sentido nenhum ter uma sede na Europa de Leste. Aliás, é contraproducente: a sede ficará mais perto de ser atacada por bombardeiros ou mísseis autoguiados russos e o tempo de reação contra essas ações é severamente reduzido. A medida apenas pode ser concebida como uma provocação gratuita à Rússia, para se iniciar uma guerra na Europa.

Enquanto a Rússia se afasta do comunismo, e boas razões terá ela para isso, a Europa e os Estados Unidos mergulham nele. A verdade é que a Rússia se prepara para uma guerra que não quer fazer, mas à qual é provocada desmesuradamente. O Ocidente procura uma guerra para disfarçar a estagnação económica e a quebra do sistema financeiro, completamente sobrearrefecido. Procura-a externamente, na Rússia, e internamente, acicatando as frustrações das comunidades minoritárias nos Estados Unidos e na Europa, e pressionando a maioria silenciosa e bem comportada para uma reação violenta.

Enquanto isso, sabemos que a indústria de construção nos Estados Unidos vive de fazer autênticos bunkers de betão para os militares e para os ricos. Joel Skousen (http://www.worldaffairsbrief.com), um analista político e desenhador de casas de alta segurança, vive disso. Se alguma coisa não cheira mal aqui, é altura de fazer um teste de olfato.

Enquanto isso, o lugar mais provável para a nova sede da NATO é Szczecin, Polónia. Na Polónia, nos Países Bálticos e na Noruega também estão a ser deixadas armas pesadas e artilharia móvel com uma força reduzida. Essas armas, difíceis de transportar, ficam inativas, e uma força de reação rápida pode ser posta para as ativar em uma questão de horas. É mais fácil transportar um homem que um tanque. Faz sentido e, numa perspetiva de preparação para a guerra, é uma decisão acertada.

Os russos sabem disso também. E percebem o que estas manobras significam: manter o urso na jaula até que ele, farto, se rebele. E vai-se rebelar. Creiam-me.

Talvez uma cimeira onde se convidasse a União Euroasiática a juntar-se com a União Europeia fizesse mais pela paz que qualquer outra coisa. É que, caso todos estivéssemos à mesa comum, o destino da Ucrânia, da Geórgia e da Estónia seria irrelevante. E ninguém alça armas por irrelevâncias.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Partido libertário em Portugal?

Partido Libertário Português Ao que parece, alguém criou um tal Partido Libertário Português. Estava à procura de partidos libertários na Europa quando dei com isto. Parece ser criação recente e, além da tralha no Livro das Fuças , não parece ser dotado ainda de personalidade jurídica. Não escondo que se fosse britânico o UKIP teria o meu voto; mas nunca, sendo francês, votaria na Frente Nacional. A Frente Nacional é estatista e tão neo-totalitária como os comunistas. Nada de bom advirá dela. O UKIP, por seu turno, é liberal e, como eu, defende um estado pequeno. Esta entrada num dos blogues do The Spectator diz tudo: a Frente Nacional é estatista, o UKIP libertário. Termino com um vídeo de Nigel Farage, o eurodeputado estrela do UKIP onde acusa consubstanciadamente da União Europeia de ser o novo comunismo. Com carradas de razão.

Morra aos 70. Não fica cá a fazer nada. Dizem os democrápulas.

Um sistema público e universal de pensões e de saúde mais cedo ou mais tarde terá de dar nisto: na limitação de vida das pessoas.  O que os democrápulas americanos chamam «aconselhamento de fim de vida» é mesmo isso: aconselhar as pessoas que já estão a tornar-se um peso no sistema (e que tendem a ter juízo e a votar conservador) a abdicar da sua vida e a deixarem-se matar. Que ideia exagerada, painéis de morte! Não há nenhum sistema público de saúde ou de pensões que não venha a ser arrebentado por dentro pelo hábito persistente de as pessoas se deixarem viver mais anos na vã esperança de que os seus netos se resolvam a sair da casa dos pais e a constituir família antes do aparecimento das primeiras rugas neles. Como as mulheres portuguesas não querem ter filhos (e não me venham com essa do não podem ou do teriam se...), o sistema de segurança social teria cinco anos a funcionar.  Teria se a guerra não viesse entretanto, como estou convencido de que virá. No fundo isto funci

Vou fazer uma pergunta.

Isto de subir o peso do Estado, de nos fazer pagar mais impostos para manter os privilégios de alguns e os empregos de demasiados funcionários públicos, e de sufocar as empresas com regulações e autorizações e alvarás e licenças é: Neo-liberal? Neo-totalitário? Perfeitamente imbecil? Note-se que pode escolher duas respostas, desde que inclua nestas a terceira.