Avançar para o conteúdo principal

Burros em dólares ou burros em euros?

Ou o jornalista é besta ou pensa que nós o somos

Um erro no Observador, como o de Marinaleda, vai que não vai.  Falei e desmontei no Remoques essa notícia neste artigo: Et tu, Observador?  Um erro é um erro e pode ser um erro.  E quando se erra suspeitosamente mais de uma vez?

Fui alertado pelo Miguel Botelho Moniz, no Insurgente (A Multiplicação do Erro).  Apontou ele para notícias que se geraram no Observador (Londres é a cidade preferida dos turistas. Conheça o top 10), e que continuou pelo Jornal de Negócios (Lisboa é o 14º destino turístico europeu mais procurado pelos estrangeiros) e pelo Notícias ao Minuto (Mastercard Há mais turistas em Lisboa mas deixam cada vez menos dinheiro).  Papagaios, ou não sabem fazer contas ou não lhes interessa.

O foco da polémica é este excerto da notícia do Observador:

O ‘Global Destinations Cities Index’ mostrou, porém, uma diminuição de 0,3% na despesa feita pelos turistas, o que traduz uma quebra da receita de 1.840 milhões de dólares (1.654 milhões de euros) em 2014 para 1.834 milhões (1.649 milhões de euros) no ano corrente. A média de gastos por visitante desceu de 541 (486 euros) para 515 dólares (463 euros).
Portugal, que eu saiba, não tem o dólar americano como moeda oficial.  Tem o Euro.  E a taxa de câmbio média não é a mesma, considerados os dois primeiros semestres deste ano e do transato.  Fazer as contas com a taxa de câmbio corrente apenas faria sentido se os empresários recebessem as receitas do ano passado (faturadas em euros) neste semestre em dólares.  Estou muito confiante que isso não terá acontecido.

Segundo o Miguel Botelho Moniz, a taxa média do câmbio dólar-euro é a seguinte: 0,72 para o primeiro semestre de 2014 e 0,89 para este semestre.  O Miguel não fez as contas, mas para isso cá estou eu.

Seguindo os valores acima:

2014: 1.840 * 0,75 = 1,325 M€
2015: 1.834 * 0.89 = 1,632 M€
Afinal a diminuição de 0,3% é na realidade um aumento de 23% da receita em euros, acima de qualquer métrica de inflação.

Jornalistas saídos das escolas de jornalismo que temos ou são papagaios sem cérebro ou infiltrados muito espertos.  O jornalista ou é um asno ou acha que eu o sou.  Não malemnto desiludi-lo no segundo caso e acho natural no primeiro.

Aliás, o turismo é uma das poucas atividades deixadas livres à voracidade legislativa deste governo, graças ao Adolfo Mesquita Nunes.  Na verdade, foram abolidas muitas barreiras, taxas e licencinhas.

Este aumento de 23% diz muito do que poderia ser a nossa economia se o estado não se dedicasse a melhorá-la.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Morra aos 70. Não fica cá a fazer nada. Dizem os democrápulas.

Um sistema público e universal de pensões e de saúde mais cedo ou mais tarde terá de dar nisto: na limitação de vida das pessoas.  O que os democrápulas americanos chamam «aconselhamento de fim de vida» é mesmo isso: aconselhar as pessoas que já estão a tornar-se um peso no sistema (e que tendem a ter juízo e a votar conservador) a abdicar da sua vida e a deixarem-se matar. Que ideia exagerada, painéis de morte! Não há nenhum sistema público de saúde ou de pensões que não venha a ser arrebentado por dentro pelo hábito persistente de as pessoas se deixarem viver mais anos na vã esperança de que os seus netos se resolvam a sair da casa dos pais e a constituir família antes do aparecimento das primeiras rugas neles. Como as mulheres portuguesas não querem ter filhos (e não me venham com essa do não podem ou do teriam se...), o sistema de segurança social teria cinco anos a funcionar.  Teria se a guerra não viesse entretanto, como estou convencido de que virá. No fundo isto funci

Partido libertário em Portugal?

Partido Libertário Português Ao que parece, alguém criou um tal Partido Libertário Português. Estava à procura de partidos libertários na Europa quando dei com isto. Parece ser criação recente e, além da tralha no Livro das Fuças , não parece ser dotado ainda de personalidade jurídica. Não escondo que se fosse britânico o UKIP teria o meu voto; mas nunca, sendo francês, votaria na Frente Nacional. A Frente Nacional é estatista e tão neo-totalitária como os comunistas. Nada de bom advirá dela. O UKIP, por seu turno, é liberal e, como eu, defende um estado pequeno. Esta entrada num dos blogues do The Spectator diz tudo: a Frente Nacional é estatista, o UKIP libertário. Termino com um vídeo de Nigel Farage, o eurodeputado estrela do UKIP onde acusa consubstanciadamente da União Europeia de ser o novo comunismo. Com carradas de razão.

Vou fazer uma pergunta.

Isto de subir o peso do Estado, de nos fazer pagar mais impostos para manter os privilégios de alguns e os empregos de demasiados funcionários públicos, e de sufocar as empresas com regulações e autorizações e alvarás e licenças é: Neo-liberal? Neo-totalitário? Perfeitamente imbecil? Note-se que pode escolher duas respostas, desde que inclua nestas a terceira.