Avançar para o conteúdo principal

Rui Rio: paciente ou ingénuo?

Oposição, precisa-se. Mas com cabeça.

Rui Rio irá ser conhecido como um verdadeiro mestre do xadrez ou como um imbecil. Tudo depende de como findará a novela de não oposição ao Governo.

Quem faria pouca oposição a um governo completamete destrambelhado e desgovernador? Que soma escândalos, como os de Tancos, dos incêndios de Pedrógão e de Oliveira do Hospital, do SIRESP, das cativações na saúde, das nacionalizações perdulárias? Quem sabe que o tempo joga a seu favor. Convenhamos que a imprensa dará sempre um passe a António Costa. A reacção de António Costa a Pedrógão (convocar um Focus Group para saber o impacte da popularidade dos incêndios no PS) seria, em qualquer país que o fosse a sério, um motivo de saída pela porta traseira e o fim de uma carreira política. O pulha (que outros nomes tem, mas são mais contundentes) apenas pensava nele próprio enquanto sessenta e quatro pessoas — muito provavelmente mais — haviam perdido a vida, queimadas vivas num inferno terminal. Não houve um esgar de arrependimento da parte desse primeiro-sinistro (grafia intencional!). A Ministra da Administração Interna fez o acto teatral de chorar, mas só convenceu quem já estaria convencido por qualquer aventesma do Partido Socialista. Com a imprensa a servir de Pravda ao Governo, nem o escândalo dos donativos dos portugueses terem sido apropriados pelo Estado e usados para construir segundas habitações de socialistas que viviam em Lisboa é escândalo.

Os exemplos abundam. Veja-se a diferença de tratamento quando Passos Coelho sugeriu a emigração aos jovens sem trabalho — foi insensado — e quando Costa sugeriu a mesma coisa para os professores de português que se encontrassem sem emprego. Com esta imprensa, Rui Rio sabe que o jogo está encasinado. Não há escrutínio ao Estado e ao Governo, o papel mais precioso da imprensa. Há propaganda e branqueamento.

Mas a realidade pode ser uma cabra. E consta que Costa anda assustado. Assustado porque a economia vai cair muito mais de 10% num ano. Concentrados os prejuízos em quem não é funcionário público. Muitas empresas que fecharam não voltarão a abrir. Costa conta com dinheiro da Europa, e vai ter de piar mansinho. Porque tradicionalmente, em momentos destes, os nacionalismos recrudescem. Talvez a dita solidariedade europeia não venha a acontecer. Porque os políticos alemães são escrutinados pelos contribuintes alemães. E estes não irão em cantigas.

Os rios desaguam na foz. Todos eles.

Se Rui Rio acha que o tempo está a seu favor, está absolutamente certo. Portugal vive na corda bamba do Banco Central Europeu. Se estalam os fios da corda, partem-se as lingas e cai o equilibrista, sem qualquer rede de protecção.

Se estou certo, Rui Rio sabe que Costa está por um fio. Partindo-se esse fio, Portugal acaba na bancarrota. Outra vez. A quarta desde 1975, e todas com selo PS. E, nesse dia, Costa não poderá queixar-se da oposição. Pelo menos do PSD. Vai o Costa queixar-se da Iniciativa Liberal, do Chega e do CDS? Juntos somam sete deputados! Sete em duzentos e trinta. Nesse dia, Rio terá ganho. Costa terá de admitir a derrota. O país saberá quem é António Costa, e quanto talento ele tem para tudo o que transcenda a intriga palaciana.

Nesse dia, o país chamado Portugal, eterno sebastianista, clamará por Rui Rio. Eu preferiria Passos Coelho, que tem cartas dadas. mas Rui Rio também as tem na Câmara Municipal do Porto. Rui Rio deixou 99 milhões de dívida quando saíu, de 200 milhões quando entrou, e uma câmara a pagar em seis dias. Em Lisboa, Costa necessitava de mais uma injecção de dinheiro do Estado Central (pela compa dos terrenos do Aeroporto da Portela à Câmara Municipal de Lisboa), e mesmo assim a dívida atingia os mil milhões de euros.

Se o objectivo de Rui Rio é chegar a primeiro-ministro nadando contra uma imprensa desfavorável, não interrompendo o Governo quando está a cometer erros sobre erros, o homem é um génio! A sério. Nunca pensei dizer isso sobre ele nestes meses. Mas pensar um pouco ajuda. Rui Rio, ao contrário de António Costa, quando abre a boca sabemos logo que existe vida inteligente em Portugal. Talvez Rui Rio queira manter uma imprensa favorável para, quando chegar o momento de atacar, o faça de sopetão e com estrépito e estrondo. Depois de a situação se mostrar insustentável. Finanças de Leão, saída de Centeno.

Se não é esse o objectivo, então o homem é um verdadeiro imbecil. E isso, perdoem-me, custa-me a acreditar.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Partido libertário em Portugal?

Partido Libertário Português Ao que parece, alguém criou um tal Partido Libertário Português. Estava à procura de partidos libertários na Europa quando dei com isto. Parece ser criação recente e, além da tralha no Livro das Fuças , não parece ser dotado ainda de personalidade jurídica. Não escondo que se fosse britânico o UKIP teria o meu voto; mas nunca, sendo francês, votaria na Frente Nacional. A Frente Nacional é estatista e tão neo-totalitária como os comunistas. Nada de bom advirá dela. O UKIP, por seu turno, é liberal e, como eu, defende um estado pequeno. Esta entrada num dos blogues do The Spectator diz tudo: a Frente Nacional é estatista, o UKIP libertário. Termino com um vídeo de Nigel Farage, o eurodeputado estrela do UKIP onde acusa consubstanciadamente da União Europeia de ser o novo comunismo. Com carradas de razão.

Morra aos 70. Não fica cá a fazer nada. Dizem os democrápulas.

Um sistema público e universal de pensões e de saúde mais cedo ou mais tarde terá de dar nisto: na limitação de vida das pessoas.  O que os democrápulas americanos chamam «aconselhamento de fim de vida» é mesmo isso: aconselhar as pessoas que já estão a tornar-se um peso no sistema (e que tendem a ter juízo e a votar conservador) a abdicar da sua vida e a deixarem-se matar. Que ideia exagerada, painéis de morte! Não há nenhum sistema público de saúde ou de pensões que não venha a ser arrebentado por dentro pelo hábito persistente de as pessoas se deixarem viver mais anos na vã esperança de que os seus netos se resolvam a sair da casa dos pais e a constituir família antes do aparecimento das primeiras rugas neles. Como as mulheres portuguesas não querem ter filhos (e não me venham com essa do não podem ou do teriam se...), o sistema de segurança social teria cinco anos a funcionar.  Teria se a guerra não viesse entretanto, como estou convencido de que virá. No fundo isto funci

Vou fazer uma pergunta.

Isto de subir o peso do Estado, de nos fazer pagar mais impostos para manter os privilégios de alguns e os empregos de demasiados funcionários públicos, e de sufocar as empresas com regulações e autorizações e alvarás e licenças é: Neo-liberal? Neo-totalitário? Perfeitamente imbecil? Note-se que pode escolher duas respostas, desde que inclua nestas a terceira.