Avançar para o conteúdo principal

Maça a mular

Desastre do Hindenburg. 6 de Maio de 1937.

Vou admitir aqui um erro. Pensei que o ponto baixo da inteligência e da decência na espécie humana se sencontrava no nostro primeiro-mente-nisto. Não me tinha lembrado que existia um João Galamba, o qual atinge a perfeição sublime na total ausência de ambas as características.

Agora anda para aí a dizer que "Crime económico é ser contra o hidrogénio". De economia deve perceber a criatura, pois não pára de ser parcimonioso na decência e no bom senso. Contra toda a sapiência do nosso Secretário de Estado da Energia Dispendiosa como o Raio temos aquela coisa comezinha que é a realidade. Especialmente a massa molar. Engenheiros como eu aprendem química, para não dizerem umas patacoadas depois de ouvirem umas coisas no Youtube, e tirarem as dúvidas a quem os ouve acerca da sua capacidade intelectual.

O hidrogénio tem massa molar 2 (a molécula, já que não se encontram átomos livres na natureza com frequência). Isto quer dizer que ou se têm pressões imensas ou se guardam dois gramas por cada vinte e dois litros à pressão atmosférica. Sim, o tanque do seu carro de cinquenta litros à pressão atmosférica dava-lhe hidrogénio suficiente para ir ao fim da rua. E talvez voltar. Teria por isso de armazenar hidrogénio a grandes pressões. Fala-se em quinhentas atmosferas. Tudo corre bem até que o depósito rebente, por falha mecânica ou por um choque. Ou por o hidrogénio tornar qualquer aço quebradiço com o tempo.

Expandir um gás a quinhentas atmosferas congela tudo nas imediações. Depois da onda de choque. E, havendo uma faísca, há um Hindenburg em cada estrada em potencial.

Mas vamos atirar o bebé com a água do banho? Claro que não. O hidrogénio é excelente para armazenar e transportar energia potencial em instalações fixas. A sua queima apenas atira vapor de água para a atmosfera, e pode ser feito apenas da electrólise da água. Já nisso há uma vantagem. Mas, mesmo assim, o risco deste combustível é muito alto, já que a molécula é pequena e as pressões para levar o que quer que seja têm de ser muito altas. Só para comparação, qualquer recipiente sob pressão para mais de dez atmosferas tem de ser vistoriado todos os anos.

Nos transportes móveis, a aplicação é limitada a frotas que tenham manutenção exigente e frequente. Seria um risco nos carros particulares, que sabe-se lá quando vão ao mecânico, e a que caceteiros eles são sujeitos.

Como sempre, temos João Galamba, o doutor do spin, que tudo defende com a aplicação selectiva da verdade. No outro lado temos a realidade da física, da química e da ciência de materiais. Apenas num dos lados podemos medir inteligência. Podemos ficar descansados com o facto de ser ligeiramente superior ao número dos sapatos do portador.

É um crime económico ser contra o hidrogénio? Se baníssemos o hidrogénio do seu corpo, senhor Salafrário de Estado, o senhor não existiria. Ninguém é contra o hidrogénio. Mas os setenta ladrões que partilham um pensamento e dois neurónios mostram-nos que há em Portugal quem seja contra a existência de vida inteligente.

Ou burro ou mula, mula a maçar e burro a zurrar. Cuidado com o que sai pelo outro lado.

Outra socialista também era especialista em energias alternativas:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Partido libertário em Portugal?

Partido Libertário Português Ao que parece, alguém criou um tal Partido Libertário Português. Estava à procura de partidos libertários na Europa quando dei com isto. Parece ser criação recente e, além da tralha no Livro das Fuças , não parece ser dotado ainda de personalidade jurídica. Não escondo que se fosse britânico o UKIP teria o meu voto; mas nunca, sendo francês, votaria na Frente Nacional. A Frente Nacional é estatista e tão neo-totalitária como os comunistas. Nada de bom advirá dela. O UKIP, por seu turno, é liberal e, como eu, defende um estado pequeno. Esta entrada num dos blogues do The Spectator diz tudo: a Frente Nacional é estatista, o UKIP libertário. Termino com um vídeo de Nigel Farage, o eurodeputado estrela do UKIP onde acusa consubstanciadamente da União Europeia de ser o novo comunismo. Com carradas de razão.

Morra aos 70. Não fica cá a fazer nada. Dizem os democrápulas.

Um sistema público e universal de pensões e de saúde mais cedo ou mais tarde terá de dar nisto: na limitação de vida das pessoas.  O que os democrápulas americanos chamam «aconselhamento de fim de vida» é mesmo isso: aconselhar as pessoas que já estão a tornar-se um peso no sistema (e que tendem a ter juízo e a votar conservador) a abdicar da sua vida e a deixarem-se matar. Que ideia exagerada, painéis de morte! Não há nenhum sistema público de saúde ou de pensões que não venha a ser arrebentado por dentro pelo hábito persistente de as pessoas se deixarem viver mais anos na vã esperança de que os seus netos se resolvam a sair da casa dos pais e a constituir família antes do aparecimento das primeiras rugas neles. Como as mulheres portuguesas não querem ter filhos (e não me venham com essa do não podem ou do teriam se...), o sistema de segurança social teria cinco anos a funcionar.  Teria se a guerra não viesse entretanto, como estou convencido de que virá. No fundo isto funci

Vou fazer uma pergunta.

Isto de subir o peso do Estado, de nos fazer pagar mais impostos para manter os privilégios de alguns e os empregos de demasiados funcionários públicos, e de sufocar as empresas com regulações e autorizações e alvarás e licenças é: Neo-liberal? Neo-totalitário? Perfeitamente imbecil? Note-se que pode escolher duas respostas, desde que inclua nestas a terceira.