A velha Noruega do bacalhau, dos fiordes, dos víquingues e do Estado Social está a entrar em maus lençóis. Porquê? Porque a procura de petróleo anda nos mínimos de há muitos anos e já há um lustro não víamos o petróleo abaixo de USD 61,00, sem mostras de querer inverter.
O Estado Social, seja o que isso for, apenas existe quando há um grupo de pessoas para pilhar ou, ainda melhor, um recurso natural. A União Soviética não precisava do capitalismo, ostentava ela como uma medalha, mas vendia petróleo e gás aos malvados capitalistas. Os quais, em países mais ricos do que ela, não tinham sido abençoados com petróleo e gás natural debaixo dos seus pés.
O Banco Central da Noruega já teve de descer as taxas de juro. O câmbio da coroa caiu a níveis que não se viam desde 2009.
Pergunta-se: manterá a Noruega o Estado Social quando a exploração do gás de xisto faz excesso de oferta no mercado das naftas? A Noruega precisaria de pescar muito bacalhau para fazer face à queda simultânea da produção e dos preços do petróleo.
Pensando nisso, que tal nos comentários aparecerem receitas de bem cozinhar bacalhau?
Comentários
Enviar um comentário