sexta-feira, 31 de outubro de 2014

As políticas socialistas funcionam?

A resposta é um rotundo não. E a prova está neste gráfico.

Riqueza familiar média nos Estados Unidos (1945=100)
Riqueza familiar média nos Estados Unidos (1945=100)

A economia dos Estado Unidos passou a sobreregulamentar-se nos anos 70. Veja-se que até lá os 1% mais ricos ganhavam mais ou menos o mesmo que em 1945. A classe mais beneficiada foram os 90% mais pobres, num país onde qualquer um tinha de se desenrascar. A partir de 1975 o gráfico inverte-se: os ricos tornam-se qautro vezes mais ricos que em 75 e os mais pobres mantêm-se no mesmo patamar que tinham há quase trinta anos.

Mais regulação, mais ditadura das finanças, mais impostos acaba por beneficiar os mais ricos. Uma sociedade livre e com pouco estado é sempre mais justa para a classe média e a maioria dos cidadãos.

Sabiam que o coeficiente de Gini, o que mede as disparidades no rendimento, na antiga União Soviética era de 0,29 nos anos 80? Para dar uma comparação, é o mesmo do que o da Alemanha de hoje.

Não vou deixar muitos mais comentários ao gráfico. Ele fala por si. Deixo contudo este: sigam o dinheiro e sabem quem quer as políticas.

4 comentários:

  1. Factos curiosos:

    1944: Acordo de Bretton Woods que impôs uma nova ordem monetária
    1971: O dólar deixou de estar associado ao padrão-ouro.

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Ora, exactamente, CsA. É pena que os nossos jornalistas não saibam ver estas coisas tão singelas.

      Eliminar
  3. 2009: Obama no poder. Hoje depois de 3 QEs os top 1% destacam-se. É a prova de que quando se pretende eliminar a desigualdade através de politicas monetárias, quem beneficiam são sempre os mesmos.

    ResponderEliminar