sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

A Rússia está a afiar as garras.

O futuro é em rublos ou dólares? A resposta irá surpreender-nos a todos.

Num dia em que o Rublo anda abaixo dos 62 rublos por dólar e a recuperar terreno, a Rússia lança uma alternativa ao sistema de pagamentos inter-bancários SWIFT. A Rússia está também a vender dólares das suas reservas em ritmo recorde. Já havíamos referido que a Rússia queria uma alternativa ao SWIFT, e que a projetava para Abril. Pois é Fevereiro e já 91 instituições de crédito a estão a utilizar. Sem dólares pelo meio.

Embora o Vice Primeiro Ministro russo, Igor Shugalov, esteja confiante de que a Rússia não vai ser expulsa do SWIFT, neste momento deixa de ser importante, visto que mais e mais instituições internacionais estarão tentadas a pedir a adesão ao sistema russo, logo a começar pela China, cujos principais bancos já têm escritórios em Moscovo.

Enquanto isso, a Rússia vai comprando ouro. Dá azo a especulações de que a Rússia vai basear em breve o Rublo no padrão-ouro. A China está a fazer o mesmo. A Rússia e a China e o Irão já trocam em moedas nacionais e quase todos os contratos da Gazprom com os países da União Europeia são em euros.

A economia do helicóptero e da bazuca do Ocidente está prestes a sofrer o seu maior golpe. Ou arrepelamos caminho já ou a queda será ainda maior.